fbpx
Sua Doação | PIX | Boleto | Carnê Digital

A História do Regina Coeli

A história do Regina Caeli ou Regina Coeli, em portugês “Rainha do Céu”. Um antigo hino dedicado a Nossa Senhora que é rezado ou cantado diariamente, durante a Páscoa, às 6, 12 e 18 horas. O Regina Coeli substitui a oração do Angelus, que é rezada no restante do ano.

De fato, o autor deste hino não é conhecido, porém, uma tradição medieval atribui este hino mariano aos próprios Anjos.

Receba em sua casa o Santo Terço da família. Clique aqui.

A Peste

No ano 590, o rio Tibre transbordou e inundou a cidade de Roma. Com o alagamento todos os alimentos da cidade se perderam e desse modo, a população foi reduzida à penúria e a fome. Assim que as águas voltaram ao leito do rio toda Roma foi atingida pela peste.

O Papa da época, São Gregório Magno, entendeu que tais calamidades eram o resultado pelas infidelidades dos habitantes da Cidade Eterna. Para alcançar o perdão São Gregório ordenou uma litania septiforme. Consistia assim numa procissão geral do clero e do povo de Roma, formada por sete cortejos que se dirigiam para a Basílica Vaticana.  Diante do cortejo era levada a imagem de Nossa Senhora da igreja de “Ara Coeli”, ícone pintado, segundo a tradição, pelo Evangelista São Lucas.

Durante a procissão, no curto período de uma hora, oitenta pessoas caíram mortas, atingidas pela peste. Todavia, milagrosamente, à medida que o a imagem da Virgem passava pelas ruas, o ar tornava-se puro e a doença ia desaparecendo.

O Hino angélico

Quando a procissão chegou junto da ponte do castelo erguido sobre as ruínas do Mausoléu de Adriano, todo ouviram, inesperadamente, um magnifico coro entoar um hino: “Regina Coeli, laetare, Alleluia!”.  Tomado de admiração, São Gregório respondeu imediatamente: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Foi então que, neste diálogo, nasceu o hino Regina Coeli.

Após o canto, os anjos se colocaram em círculo ao redor da pintura da Virgem Maria. Nesse momento, São Gregório Magno ergueu os olhos e viu sobre o alto do castelo um anjo que, depois de enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do fim do castigo.

Receba em sua casa o Santo Terço da família. Clique aqui.

Como recordação desse fato, o castelo ficou conhecido então com o nome de Castelo de Sant’Angelo e no alto foi posta a imagem de São Miguel! Mais tarde fora postas imagens de anjos ao longo de toda a ponte.

Hino Regina Caeli – Rainha do Céu

V . Rainha do Céu, alegrai-vos! Aleluia!

R . Porque quem merecestes trazer em vosso seio! Aleluia!

V . Ressuscitou como disse! Aleluia!

R . Rogai a Deus por nós! Aleluia!


Ajude-nos a continuar nosso trabalho de preservação e evangelização das famílias brasileiras.