fbpx
Sua Doação | PIX | Boleto | Carnê Digital

Santo do Dia

Conheça a incrível vida do Santo do Dia de Hoje!

São José de Cupertino – presbítero | 18 de Setembro

Conheça a história do Santo do Dia de Hoje e também poderá colocar suas intenções nas Santas Missas.

Se desejar colocar suas intenções antes de conhecer a vida do Santo do Dia, por favor, clique no botão abaixo!

O santo de hoje nasceu num estábulo, a exemplo de Jesus, em Cupertino, no reino de Nápoles, a 17 de junho de 1603. Filho de pais pobres, tornou-se um pobre que enriqueceu a Igreja com sua santidade de vida.

José, quando menino, era a tal ponto limitado na inteligência que pouco aprendia e apresentava dificuldades nos trabalhos manuais, porém, de maneira extraordinária progrediu no campo da oração e da caridade. Sua mãe, uma mulher forte e virtuosa, tentou dar-lhe uma formação básica, mediante a narração da vida dos Santos, como a de São Francisco.

Desde os 16 anos, desejava entrar na Ordem dos Frades Franciscanos Conventuais, no convento da “Grottella”. Entretanto, acabou sendo despedido de dois conventos franciscanos por não conseguir corresponder aos ofícios e serviços comuns. Ele, porém, não desistia de recomendar sua causa a Santíssima Virgem, pela qual tinha sido anteriormente curado de uma grave e misteriosa enfermidade.

Neste intervalo de tempo, o Supremo Tribunal de Nápoles estabeleceu que, ao se tornar maior de idade, José devia trabalhar para pagar as dívidas de seu pai, já falecido. Diante da sentença, o jovem voltou a pedir para entrar no convento de “Grottella”.

O poder da oração levou São José de Cupertino para o convento franciscano e ao sacerdócio, precisando para isso que a Graça suprisse as falhas da natureza. Desde então, manifestavam-se nele fenômenos místicos acompanhados de curas milagrosas, que o tornou conhecido e procurado em toda a região.

Dentre os acontecimentos espirituais, o que muito se destacou foi o êxtase, que consiste naquele estado de elevação da alma ao plano sobrenatural, onde a pessoa fica momentaneamente desapegada dos sentidos e entregue totalmente numa contemplação daquilo que é divino.

São José era tão sensível a essa realidade espiritual, que isto acontecia durante a Santa Missa, quando rezava com os Salmos e em outros momentos escolhidos por Deus; somente num dos conventos onde viveu 17 anos, seus irmãos presenciaram cerca de 70 êxtases do santo. A fama das curas milagrosas se alastrava como uma epidemia, exaltando a imaginação popular, e obrigando o Frei José a ser transferido de convento para convento. Mas os fenômenos se repetiam e o povo lhe tirava todo o sossego.

Assim como na vida da maioria dos santos, não faltaram línguas caluniosas que, interpretando mal essa popularidade, atribuiu-lhe poderes demoníacos aos seus milagres e êxtases, a ponto de denunciarem o santo Frei ao Tribunal da Inquisição de Nápoles. O processo terminou reconhecendo a inocência do religioso, impondo-lhe, porém, a reclusão obrigatória e a transferência para conventos afastados.

Depois de sofrer muito e de diversas maneiras, predisse o lugar e o tempo de sua morte, que aconteceu em 18 de setembro de 1663, contando com sessenta anos de humilde testemunho e docilidade aos Carismas do Espírito Santo. Foi beatificado por Bento XIV, em 1753, e canonizado por Clemente XIII em 1767.

Devido à sua determinação, mesmo em meio às dificuldades nos estudos, São José de Cupertino é padroeiro dos estudantes em dificuldade.

São José de Cupertino, rogai por nós!

Faça seu Pedido de Oração!
Coloque suas Intenções nas Santas Missas e Adorações!

Conhecer a vida do Santo do Dia transforma o nosso coração

É uma grande graça fazermos parte da família de Jesus, sermos família com Ele, tornarmo-nos cada vez mais familiarizados com a vida d’Ele. Sabe qual é uma das formas mais fáceis e interessantes de alcançarmos esse objetivo?

Uma das formas mais fáceis e interessantes de conhecermos melhor a Jesus e irmos transformando nossas almas até chegarmos à santidade, é sem dúvida lendo e meditando na vida e exemplos de santidade dos Santos.

Todos os dias a Igreja comemora a vida de vários santos, por isso, nasceu a devoção do Santo do Dia, que nada mais é do que a cada dia conhecermos a vida de um santo que se comemora naquele dia e de rezarmos pedindo a intercessão dele.

Lendo a vida do Santo do Dia nós veremos que homens e mulheres como nós passaram por sofrimentos, dificuldades, provações e tentações como nós, no entanto, eles souberam viver plenamente os ensinamentos de Jesus e praticaram as virtudes em grau heroico.

Conhecer estes exemplos de vida, admirando-os e imitando-os, estaremos dando à Graça uma grande oportunidade de nos transformar e santificar.

Deus abençoe você!

Siga-nos!

A Associação Maria Rainha dos Corações também está presente nas Redes Sociais! Você já nos acompanha lá? Visite nosso Facebook, também no Instagram e o Canal no Youtube.

Depois, ajude-nos a divulgar esses canais digitais para que nosso trabalho de evangelização possa chegar a todo o Brasil e alcançar nossos objetivos principais, principalmente de evangelizar as famílias, para que sejam verdadeiras Igrejas Domésticas!

Se estiver dentro de suas possibilidades, ajude-nos a manter nossas campanhas de evangelização e caridade fazendo uma doação. Clique aqui para Doar!

Desde já agradecemos de coração seu apoio e generosidade e pedimos a Nossa Senhora que proteja sempre sua família como Rainha dos Corações!