Nossa Senhora do Carmo
Mas como surgiu a ordem de Nossa Senhora do Carmo e o Escapulário? De onde remonta esta Tradição?
Uns tantos discípulos de Elias escolheram o alto do Monte Carmelo para ali abraçarem a contemplação, e permaneceram na sucessão das gerações, até a vinda do Senhor.
Mas, o primeiro documento histórico mencionando um grupo de eremitas no Monte Carmelo remonta de metade do séc. XII. Sob a direção de um Bertoldo, em 1154 ou 1155, um parente deste, Aymeric, Patriarca de Antioquia, o orientara no estabelecimento de um eremitério. São Bertoldo diz ter-se retirado com dez discípulos para o Carmelo em virtude de uma aparição de Santo Elias. Essa comunidade recebeu pouco depois, do Patriarca de Jerusalém, uma regra de conduta que, em 1247 foi definitivamente emendada e aprovada pelo Papa Inocêncio IV.
Estava assim constituída a Ordem do Carmo.
Receba em sua casa o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Clique aqui e peça já!
A primeira vestimenta foi confeccionada por Deus
A primeira veste de que se tem notícias remonta ao Paraíso. Conta-se no Gênesis (3,21) que, após a queda de nossos primeiros pais, o próprio Deus confeccionou túnicas de pele e com elas os revestiu.
Várias referências as vestimentas são feitas em diversas circunstâncias ao longo das Sagradas Escrituras. Uma túnica porém, ocupa o lugar principal entre todas as vestimentas: aquela que os soldados deitaram sorte, por se tratar de uma peça de altíssimo valor, pelo fato de não possuir costura.
Uma piedosa tradição atribui às mãos puríssimas de Maria a arte desta confecção.
Por se darem conta da altíssima qualidade daquela peça, tomaram a resolução de não as rasgarem.
Assim vestia Maria a seu Filho Jesus, como esmerada e devotada Mãe.
Da mesma forma quer revestir também a nós, seus filhos adotivos. Mas… que roupa Ela nos oferece?
Os grandes privilégios do Escapulário
16 de Julho de 1251. São Simão Stock suplicava a Nossa Senhora ajuda para resolver um problema da Ordem Carmelitana, da qual era Prior Geral. Enquanto rezava, Nossa Senhora apareceu a ele, trazendo o Escapulário nas mãos e disse-lhe: “Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos, e aliança de paz para sempre”.
Mas vale lembrar que o Escapulário não é um “amuleto mágico” que automaticamente nos leva para o Céu, independente da vida que levamos. O uso do Escapulário não nos dispensa das exigências de uma vida cristã.
Quem usa o Escapulário também pode beneficiar-se de indulgência plenária, que é a remissão de todas as penas do Purgatório, no dia em que recebe, e nas festas:
Nossa Senhora do Carmo – 16 de Julho
Santo Elias – 20 de Julho
Santa Terezinha – 1º de Outubro
Santos carmelitas – 14 de Novembro
São João da Cruz – 14 de Dezembro
São Simão Stock – 16 de Maio,
observando as condições para isso, como a confissão sacramental e a comunhão eucarística, e ter o real desejo de emendar-se e não praticar mais os pecados confessados, e também rezar um Pai-Nosso, uma Ave Maria e um Glória nas intenções do Santo Papa.
Receba em sua casa o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Clique aqui e peça já!
Como receber e usar o Escapulário?
1 – Qualquer padre tem poder para benzer e impor na pessoa o Escapulário.
2 – Essa bênção e imposição valem para toda a vida, portanto, basta recebê-lo uma vez.
3 – Quando o Escapulário se desgastar, basta substituí-lo por um novo.
4 – Mesmo quando alguém tiver a infelicidade de deixar de usá-lo durante algum tempo, pode simplesmente retomar o seu uso, não é necessária outra bênção.
5 – Uma vez recebido, ele deve ser usado sempre, de preferência no pescoço, em todas as ocasiões, mesmo enquanto a pessoa dorme.
6 – Em casos de necessidade extrema, como doentes em hospitais, se o Escapulário lhe for retirado, o fiel não perde os benefícios da promessa de Nossa Senhora.
7 – Em casos de perigo de morte, mesmo um leigo pode impor o Escapulário. Basta recitar uma oração a Nossa Senhora e colocar na pessoa um escapulário já bento por algum sacerdote.
8 – O Papa São Pio X autorizou substituir o Escapulário por uma medalha que tenha de um lado o Sagrado Coração de Jesus e do outro uma imagem de Nossa Senhora. Mas a recepção deve ser feita com o escapulário de tecido.
Espero que este artigo lhe tenha feito muito bem espiritualmente. Caso desejar, inscreva-se em nosso site para fazer parte de nossa família de almas e receber sempre conteúdos católicos de qualidade em seu email.